Total de visualizações de página

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Uma Menina Cativa


Diário Espiritual 2012           05.01.12

“Ora, tropas da Síria haviam atacado Israel e levado cativa uma menina, que passou a servir a mulher de Naamã. Um dia ela disse à sua senhora: “se o meu senhor procurasse que está em Samaria, ele o curaria de sua lepra”- II Reis 5:2, 3.                       



                                                                       Uma Menina Cativa

        Estou lendo mais uma vez o Velho Testamento, é a trigésima segunda leitura da Bíblia. Todavia, todas as vezes que a leio descubro coisas novas. É um tesouro inigualável, inextinguível, sem fim, um tesouro de grande valor.

            Desta vez minha parada foi no capítulo 5 de II Reis, que relata a história de uma anônima menina que havia sido cativada pelo exército do Rei da Síria, e que por sua vez ficou servindo na casa do comandante Naamã, e digo mais, para sua sorte.

            Mais que significância tinha aquela menina? Crianças tinham algum valor naquele contexto? Havias leis que a protegiam? Pelo que sabemos, o estatuto da criança estava longe de chegar! Era apenas uma escrava pagando com seu trabalho para ficar viva.

            Mas havia algo especial nela, ela conhecia o Deus de Israel. Conhecia a história de seu povo, de suas vitórias sobre seus inimigos, de sua libertação do Egito e passagem pelo mar vermelho. Sabia dos feitos do senhor e do seu poder. E muito mais, naquele momento, conhecia o homem de Deus que estava em Samaria, era Eliseu de quem havia falado para sua senhoria.

            Mais o rico nisto tudo para mim é a simplicidade de suas Palavras. Não há discurso formal, não há arranjos. Simplesmente ele fala que há um profeta de Deus em Samaria e que seu senhor estivesse com ele ficaria livre de sua lepra. Não há arrodeios em suas Palavras, nem medo em falar. Ela testemunha com vigor e força. “Ele ficaria curado de sua lepra”.

            A Bíblia diz: “Quão boa é a palavra dita a seu tempo” e “Que palavras doces são como um favor de mel”. A palavra da menina tornou-se um favor de mel para a família do comandante da síria, uma riqueza para sua vida.

            Assim devemos ser também como crentes. Nosso testemunho deve levar as pessoas a uma vida de reconhecimento do Deus Salvador, o Senhor Jesus. Quantas pessoas passam por nós e precisam de uma palavra amiga. Pessoas que estão angustiadas com conflitos familiares, drogas, opressão, medo, etc.

            No testemunho de Paulo a Festo no livro de Atos ele lhe disse: “ah! quem dera, que não somente tu, mais toda tua guarda conhece o Deus de Israel”.

            Use seu tempo para testemunhar do amor de Deus as pessoas. Elas precisam ouvir do amor e do poder de Deus que transforma situações impossíveis em glória para seu Nome.

            Naamã foi procurar o profeta de Deus, ficou curado, voltou restaurado, tudo por causa de um pequeno testemunho de uma menina.

No amor do Mestre, Pastor Joaquim.


Nenhum comentário: