Total de visualizações de página

domingo, 15 de janeiro de 2012

O ENCONTRO DA VIDA COM A MORTE


E aconteceu que, no dia seguinte, ele foi à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos, e uma grande multidão; E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade. E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores. E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar. E entregou-o a sua mãe. E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo - LUCAS 7.
    Ontem tive a oportunidade de pregar na igreja presbiteriana independente do Alto do Rodrigues. A igreja estava promovendo uma ação solidaria pelos dependentes quimicos do municipio, ação esta, creio, honrou muito a Deus. Houveram diversas apresentaçõesc culturais, e a que mais me impresionou foi a pantomimia da música quem sou eu de PG. Fantástico, simplesmetne lindo e maravilhoso.
     O texto acima relata a ida de Jesus a cidade de Naim, da cidade saia uma multidão acompanhando uma mulher viúva com o corpo de seu filho no caixão: esquife. Imagine que cena trágica, uma mãe viúva com seu único filho morto. Ali estava sua esperança sendo sepultada, perdida. Além de viúva, perde sua única esperança, o filho homem. Que naquele contexto, com certeza estaria substituindo o pai na tarefas e sustento.
        Quantos pais e mães tem seus filhos e parentes nesta situação! Mortos no mundo das drogas, do crime e da prostituição! Tenho acompanhado o clamor de muitos, que pela jornada da vida estão sofrendo, e chegam até a sepultar seus filhos.
         Lembro de um amigo nosso de Macau que teve seu filho assassinado em praça pública. Vitima das drogas, aquele jovem foi por diversas vezes internado, mais acabou, infelizmente sendo morto por causa delas. Na noite em fora assassinado, eu conduzir seu corpo para o ITEP em Natal na ambulância da prefeitura. Lembro muito bem, que em certo trecho da estrada tivemos que parar para esperar o pai dele que estava vindo ao nosso encontro, pois este estava trabalhando embarcado numa plataforma da petrobras. Que cena triste presenciei. Um pai jogado sobre o corpo do filho, chorando, gritando, chamava por seu nome que não respondia. Foi uma noite dolorosa para mim.
       Mas Jesus nos oferece a solução para todo esse sofrimento, a vida que somente Ele pode trazer. Naquele encontro entre a Viúva de Naim na entrada da cidade e Jesus, fora o encontro da luz com as trevas, da vida com da morte. A vida saiu triunfante, vencedora. As trevas foram dispessas, pois estas não podem prevalecer contra a luz. Jesus é a ressurreição e a vida.
      Tomara que nós possamos sempre trazer vida, luz, aqueles que precisam de salvação. Sendo instrumentos de salvação, mensageiros da paz, pois Deus nos deu o ministério da reconciliação, propondo sempre a vida a todos.
No amor do Mestre,
Pastor joaquim.


Nenhum comentário: