Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de janeiro de 2012


Diário Espiritual 2012           03.01.12

Certo dia, a mulher de um dos discípulos dos profetas foi falar a Eliseu “Teu servo, meu marido, morreu, e tu sabes que ele temia o Senhor. Mas agora veio um credor que está querendo levar meus dois filhos como escravos”. Eliseu respondeu-lhe: “Como posso ajuda-la? Diga-me, o que você tem em casa?” E ela respondeu: “Tua serva não tem nada além de uma vasilha de azeite”- II Reis 4.1-2.

                                       Nada além de uma vasilha de azeite

            Nada além de uma vasilha. Isso parece pouco, mas não é nas mãos do Senhor. O pouco nas mãos do Senhor é muito, já diz um provérbio popular. Quando Deus chamou Moisés para libertar seu povo formado no Egito, ele recusou-se, sentiu-se incapaz diante da grandiosidade da tarefa. Então o Senhor lhe perguntou: o que tens em suas mãos Moisés? Ele respondeu: uma vara. Pois com essa vara irás libertar o meu povo do poder de Faraó, disse o Senhor a Moisés. Uma simples vara que Moisés costumava usar todos os dias para pastorear suas ovelhas e afugentar animais. A vara de Moisés se tornou a vara de Deus, com ela o mar vermelho se abriu, com ela tocou na rocha e água brotou no deserto. Uma simples vara se tornou o instrumento que o Senhor usou para derrotar o poder de Faraó.

            Agora vemos uma mulher com uma vasilha de azeite, era tudo que ela tinha, e não dava para pagar suas dividas. O credor estava à porta para levar seus filhos. Porém quando colocamos o nosso pouco nas mãos de Deus, ele se torna grandioso. O azeite sempre foi algo de valor na comunidade Israelita, além de comestível, era também usado como remédio para ungir enfermos. Uma fonte de riqueza.

            O conselho do Profeta, do homem de Deus era que deveria dividir a poção que tinha em vasilhas. A mulher fez conforme a Palavra do Profeta e o resultado: todas as vasilhas estavam cheias, transbordando. Arranje muitas vasilhas, peça aos vizinhos, “Mas peça muitas”. O nosso Deus faz além do que pedimos ou pensamos. Ele vai além, muito além. O azeite corria, transbordava. As bênçãos de Deus nunca são somente para nós, elas irradiam de tal maneira que atinge que está ao nosso redor. Nesta história, os vizinhos foram abençoados.

            Uma vara nas mãos de Deus. Uma pequena nuvem. Cinco pães e dois peixinhos. Água transformada no melhor vinho. Quando Deus toma conta do negócio ele se torna grande.

            Uma oração:

            “Senhor, não temos muito para Ti dá, mas o que temos deixamos em Tuas mãos. Ajude-nos durante este dia a viver de tal maneira que possamos ver além, muito além de nossas limitações. Agradeço-te, porque o Senhor pode todas as coisas, porque para o Senhor não há impossível. Abre os meus olhos para que eu possa ver. Tira as escamas dos meus olhos, toda cegueira espiritual, pois não quero ser pobre cego e nu. Obrigado por Teu grande amor para conosco em Cristo Jesus, e porque já fomos abençoados com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais”.

No amor do Mestre,

Pr. Joaquim.

Nenhum comentário: