Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de março de 2012

A Verdade que Liberta

Texto: João 8: 31,32 e  João 14:6














Introdução: “Disse Jesus: Eu sou a verdade; e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. São afirmativas de grande valor, pois é em busca da verdade que os homens se encontram desde os primórdios de sua existência. Uma das piores coisas na vida é ser enganado por alguém. Como é ruim quando descobrimos que alguém nos enganou? Todos estão em busca da verdade! Por exemplo: os astrônomos estão em busca da verdade quanto as leis da natureza que sustentam os corpos sidérios no espaço, que regem a harmonia de suas distâncias, que modificam as cores de seus movimentos. Querem saber o quê provoca os fenômenos meteorológicos. O cientista moderno vive em seu laboratório em busca da verdade sobre a força e o poder do átomo. A medicina, por sua vez, está envolvida em seus trabalhos profundos e escrupulosos para descobrir a verdade sobre o câncer, suas causas, seus fatores, se há ou não algum germe transmissor, estão a procura de medicamentos milagrosos para detê-lo. Neste últimos anos estão tentando descobrir a verdade sobre a AIDS; quantas pesquisas? Quanto investimento? Quantos milhões de dólares são gastos anualmente nestas pesquisas?
Vemos desta forma que o homem, em todas as manifestações da vida, está somente em busca da verdade, pois é só com a verdade que podemos nos conformar. Onde há desconfiança, há também investigação; podemos ver o número de CPIs que estão investigando a vida de políticos, de organizações,etc.
Se isso acontece com as coisas efêmeras, ainda mais precisa acontecer em relação à vida espiritual, pois muitas pessoas estão vivendo enganadas em suas vidas religiosas e nunca se preocuparam com isso. Não podemos nos conformar com as coisas como estão; precisamos investigar para saber onde e com quem está a verdade.
Enquanto você não conhece a verdade, você é escravo. “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” Jo 8:32.
I – Em Cristo está toda a VERDADE.
“Eu sou o caminho, e a VERDADE, e a vida. Na VERDADE, na VERDADE te digo. Como percebemos em Sua palavra está encarnada a Verdade. Como podemos ter certeza disso?
1- ELE é a verdade no cumprimento das profecias. Em Cristo foram cumpridas todas as profecias desde o jardim do Édem. A primeira promessa foi feita à Adão. “da mulher nascerá um que pisará a cabeça da serpente”. Depois à Abraão, 2000 a.C. “em ti serão benditas todas as famílias da terra”. Isso foi cumprido em Jesus.
O lugar de seu nascimento; a visita dos magos do Oriente; seu reino estabelecido; a rejeição dos Judeus; as curas realizadas; sua mensagem maravilhosa; seu julgamento; sua crucificação e morte; sua ressurreição ao terceiro dia. Tudo foi anunciado pelos profetas mais de 700 anos antes de acontecer. Nenhuma profecia do Antigo Testamento falhou. Isso é o suficiente para crermos em seu nome.
Me mostre outra pessoa ou Deus que tenha vindo como resultado de profecias? Nada se diz sobre Buda, Moamé ou Confúcio. Mas Jesus é o cumprimento das profecias.
2-Ele é a verdade quanto a Sua doutrina. A única e verdadeira doutrina capaz de transformar vidas fazendo-as santas, obedientes e agradáveis a Deus.
Religião nenhuma tem poder para transformar homens e mulheres; mas o evangelho de Cristo tem. Paulo, escrevendo aos Romanos disse: “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que nEle crê” Romanos 1:16. O próprio Paulo é um exemplo daquilo que acontece quando uma pessoa crê no evangelho – antes era um perseguido e agora pregador. Reconhece que Cristo havia morrido pelos pecadores, dos quais ele era o pior. I Tim 1:15.
Zaqueu, o publicano, ao encontrar-se com Jesus, resolveu dar metade de seus bens aos pobres e devolver 4 vezes mais aos que havia roubado, Lucas 19.
Quantos homens e mulheres libertos de seus pecados em nossos dias? Quantas pessoas estão abandonando seus vícios? Suas vidas indecentes? Tornando-se novas criaturas? Suas doutrinas são poderosas, transformam vidas edificando-as espiritualmente; suas doutrinas são a verdade comprovada pela vida daqueles que as experimentaram. Não há pecador, por maior que seja, que aceitando suas doutrinas, não seja transformado.
II – Em Cristo está toda a VERDADE sobre o plano de redenção para os pecadores.
Isaias foi um dos profetas que mais falou sobre Jesus. “Vinde, pois e arrazoemos, diz o Senhor: Ainda que os vossos pecados sejam como o escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã”. Isaias 1:18. e “Era desprezado e o mais indigno entre os homens; homem de dores e experimentado nos trabalhos; e um como quem os homens escondiam o rosto, era desprezado e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou sobre si os nossos pecados; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas Ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos trás a paz estava sobre Ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados”. Isaias 53:3 a 5.
Este quadro de sacrifícios, tormentos, torturas e sangue pelo qual passou Jesus é estampado no Novo Testamento como o único meio de libertação do pecador perdido e condenado.
Por  essa causa  Pedro afirmou: “Em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu, não existe outro nome dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos”. Atos 4:12.
1- Cristo é a verdade sobre a redenção. “Quem crê em mim não é condenado, mas quem não crê, já está condenado.” E baseado nesta verdade sobre a redenção do homem; e liberto das cadeias eternas, Paulo podia dizer: “Agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” Romanos 8:1.
Enquanto não conhecemos a verdade, vivemos como escravos. Escravos da religião, escravos de nossas idéias, escravos de satanás.
2- A verdade liberta do pecado. “Porque aquele que não conheceu pecado, se fez pecado por nós, para que nEle fôssemos feitos justiça de Deus” II Cor. 5:20. “Porque a lei do Espírito de vida de Cristo Jesus nos livrou da lei do pecado e da morte” Romanos 8:2.
Portanto, o pecado ou a lei do pecado não mais terá domínio sobre aquele que arrependido chega a Cristo confessando os seus pecados. A pessoa que aceita a Cristo não vive mais como um escravo do pecado, porque Cristo anulou o poder do pecado quando entregou-se na cruz.
3- A verdade liberta do poder da morte. “Tragada foi a morte na vitória, no grande triunfo da ressurreição de Cristo” E Paulo disse: “Graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo”. A maior vitória é o triunfo sobre a morte. Que conforto saber que como Cristo ressurgiu nós também  teremos vitória sobre a morte. Cristo é as primícias dos que dormem.
Conclusão: Gostaria de fazer duas observações diante de tudo que acabamos de compartilhar com vocês: 1- Só existe uma verdade. Ninguém trabalha com duas verdades. Já pensaram se um juiz tivesse que julgar entre duas verdades? Não. Só existe uma verdade. E em termos espirituais, a única verdade está em Cristo. Foi Ele o único que pagou o preço de nossa redenção. Você não conhece a história de outra pessoa que sem pecado, tenha morrido na cruz em seu lugar. Nem Pedro, nem Paulo, nem Maria….
2- O que mais se parece com a verdade é a mentira. Por isso que dá trabalho para se descobrir uma mentira. Quantos documentos? Quantas testemunhas?
Jesus Cristo é a verdade, seu evangelho, seus ensinos. Mas lembre-se: Há muita coisa parecida, quase igual, mas não é. Existem vários evangelhos. Evangelho segundo Alan Kardeque, evangelho segundo a torre de vigia. Mas cuidado. “Que ninguém vos engane”
A verdade está exclusivamente em Cristo. “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Se pois o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” Jo 8:32.
A libertação dos escravos da Jamaica:
Em 1 de agosto de 1836, o parlamento britânico aboliu a escravidão nas ilhas Orientais. O decreto só se tornou efetivo um ano depois; no dia 3 de Julho de 1837. Neste dia 20 mil escravos se reuniram na Jamaica. Conta-se que nesta ocasião vestiram-se de branco e as 11 horas da noite ajoelharam-se com seus rostos voltados para o céu, permaneceram assim por uma hora. Quando as primeiras batidas do sino soaram marcando a meia noite, os 20 mil escravos levantaram-se e gritaram a todo pulmão e com grande gozo: Somos livres, somos livres. Essa é a liberdade que encontramos em Cristo. Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
Átomo: sistema energético estável, formado por um núcleo positivo e que contém nêutrons e prótons e cercado de elétrons; é a menor quantidade de uma substância elementar que tem as propriedades químicas de um elemento. É a menor partícula de uma substância ou elemento.
Pr. Cirino Refosco
cirinorefosco@gmail.com

Nenhum comentário: